domingo, 25 de maio de 2014

Principais Obras de Poty Lazzarotto- Murais

Monumento ao Centenário da Emancipação Política do Paraná
O carinho por Curitiba nunca foi tão propagado por um artista como por Poty Lazzarotto, que criou na cidade uma verdadeira galeria a céu aberto: são 46 murais espalhados pela capital paranaense. O responsável por proporcionar essa identidade visual tão rica foi indicado pelo amigo Erbo Stenzel no primeiro trabalho, de 1953, quando ambos desenvolveram os adornos que caracterizam a Praça 19 de Dezembro – o Homem Nu, feito por Stenzel e o mural de azulejos azul por Poty. Como se fosse uma história em quadrinhos, gênero que influenciou fortemente seu trabalho, o muralista conta, em uma sucessão de planos, como foi a Emancipação Política do Paraná.
O mural em azulejo pintado, de 1953, é o primeiro de Poty e mostra a trajetória da formação política do Paraná e de Curitiba. Preste atenção na figura do tropeiro: apesar da divisão clara de cenas, ele acaba "invadindo" o próximo desenho. O contraste da cor azul no mural, apesar de ser monocromático, é outro detalhe interessante, que ajuda a dar ideia de movimento.

Imagens da Cidade
Travessa Nestor de Castro

Considerado o maior mural cerâmico do país, foi feito em 1996 e retrata vários momentos de Curitiba, sobretudo elementos de progresso. O desenho da Pipa, logo acima da estação-tubo, simboliza a criança e o futuro. Outro ponto interessante são os pequenos desenhos espalhados por todo o mural, como os da gralha azul e das araucárias.

O Paraná
Centro Cívico, Palácio Iguaçu
De 1996, tem como tema algo já recorrente na obra de Poty: os símbolos do estado. O sol no centro do mural, em grande proporção, simboliza o futuro. Poty também fez uso extensivo do relevo em toda a obra, dando ideia de tridimensionalidade.

Monumento ao Ferroviário
Cristo Rei
Localizado na região do Cristo Rei, onde Poty passou a infância. O desenho do ferroviário é uma homenagem ao pai, Isaac Lazzarotto. Em um dos lados do mural, o pedaço de um trilho de trem vermelho. Obra de 1983.

Evolução das Artes Cênicas
Teatro Guaíra
Inaugurado junto com o Teatro Guaíra, em 1969. Entre os vários elementos do teatro, Poty fez no mural o rosto de William Shakespeare. No vestido da bailarina, no meio do mural, os pequenos "buracos" são uma técnica que Poty usava para conferir textura, e dar ideia de volume.

Postado por: Ana Caroline de Lima
Referência: http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?id=1302282








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